Acredito que poucas pessoas negarão que vivemos tempos bem interessantes, principalmente no que diz respeito à velocidade com que as coisas estão mudando.
Hoje dispomos de muitas ferramentas revolucionárias, calcadas, principalmente, no grande desenvolvimento tecnológico alcançado por nossa civilização, o que nos coloca também frente a novos questionamentos, novos desafios e novas perspectivas em relação ao futuro.
As mudanças nunca foram sentidas com a intensidade que percebemos em nosso tempo, de modo que muitos conceitos, muitas idéias e invenções “revolucionárias” às vezes mal têm tempo para amadurecer, tempo par atingir a plenitude e já são substituídos por versões mais novas e mais revolucionárias.
Nesse panorama de constante renovação, a escola precisa ter agilidade e flexibilidade para continuar seu trabalho de formação de cidadãos, principalmente porque as mudanças que se configuram na sociedade lhe afetam diretamente, dado o seu caráter de atividade intrinsecamente social, uma vez que a escola ajuda a mudar a sociedade ao mesmo tempo em que a evolução desta muda a forma como a escola deve trabalhar, como o modo de ensinar deve ser encarado.
Cabe aos gestores, e também a todos os professores, conduzir o seu trabalho de modo a dinamizar as relações professores-alunos-comunidade, contextualizando as mudanças, os novos modos de se encarar os problemas do dia-a-dia, com as características próprias de cada instituição de ensino, de modo a manter viva e, e ativa, a identidade da escola nos mais adversos panoramas sociais. Vale lembrar, ainda, que gestores e professores devem estar atentos às mudanças que nos encaminharão para a construção não só de uma nova mentalidade escolar, mas de uma sociedade educadora, onde todos os entes sociais estarão comprometidos com a construção de um ambiente que contribua para que as pessoas aprendam continuamente, até porque as mudanças sociais acontecem de forma contínua e devemos estar sempre atentos às novas formas que a sociedade encontra para lidar com seu dia-a-dia e suas contradições.
“Gerenciamento Inovador da Educação”: http://www.eca.usp.br/prof/moran/tendencias3.htm
Hoje dispomos de muitas ferramentas revolucionárias, calcadas, principalmente, no grande desenvolvimento tecnológico alcançado por nossa civilização, o que nos coloca também frente a novos questionamentos, novos desafios e novas perspectivas em relação ao futuro.
As mudanças nunca foram sentidas com a intensidade que percebemos em nosso tempo, de modo que muitos conceitos, muitas idéias e invenções “revolucionárias” às vezes mal têm tempo para amadurecer, tempo par atingir a plenitude e já são substituídos por versões mais novas e mais revolucionárias.
Nesse panorama de constante renovação, a escola precisa ter agilidade e flexibilidade para continuar seu trabalho de formação de cidadãos, principalmente porque as mudanças que se configuram na sociedade lhe afetam diretamente, dado o seu caráter de atividade intrinsecamente social, uma vez que a escola ajuda a mudar a sociedade ao mesmo tempo em que a evolução desta muda a forma como a escola deve trabalhar, como o modo de ensinar deve ser encarado.
Cabe aos gestores, e também a todos os professores, conduzir o seu trabalho de modo a dinamizar as relações professores-alunos-comunidade, contextualizando as mudanças, os novos modos de se encarar os problemas do dia-a-dia, com as características próprias de cada instituição de ensino, de modo a manter viva e, e ativa, a identidade da escola nos mais adversos panoramas sociais. Vale lembrar, ainda, que gestores e professores devem estar atentos às mudanças que nos encaminharão para a construção não só de uma nova mentalidade escolar, mas de uma sociedade educadora, onde todos os entes sociais estarão comprometidos com a construção de um ambiente que contribua para que as pessoas aprendam continuamente, até porque as mudanças sociais acontecem de forma contínua e devemos estar sempre atentos às novas formas que a sociedade encontra para lidar com seu dia-a-dia e suas contradições.
“Gerenciamento Inovador da Educação”: http://www.eca.usp.br/prof/moran/tendencias3.htm
É ISSO AÍ CLÁUDIO VOCÊ É MUITO DEDICADO, ESTÁ CAPRICHANDO NOS TRABALHOS...PRABÉNS!!!!ALUNO DEDICADO...
ResponderExcluirOlá Claudio!!
ResponderExcluirNossa, pelo visto voce gosta de viajar, passear, conhecer lugares novos!! eu também... parabens por esse espaço!
Cris
oi amigo interessante seus registros podem servir de informações de pesquisa referente algumas cidades visualizadas.Silvia
ResponderExcluir